introdução
O que é psiquiatria clínica para adolescentes e adultos?
A Psiquiatria, especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças mentais, desenvolveu-se muito nas últimas décadas, principalmente no tocante às suas bases neurobiológicas e tratamentos farmacológicos. Vale destacar, todavia, que os transtornos mentais ainda apresentam diagnósticos eminentemente clínicos, sendo os mesmos baseados principalmente numa boa entrevista clínica associada a um exame psicopatológico. Essa informação só reforça a importância do olhar clínico de um médico psiquiatra, visto que a entrevista psiquiátrica é o principal instrumento para formulação diagnóstica e de planos de tratamento.
IndicaçÕes
Segundo o DSM – 5 (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais), um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbações clinicamente significativas na regulação emocional, na cognição ou no comportamento de um indivíduo. O psiquiatra, por sua vez, é o profissional médico qualificado para acompanhar casos de pacientes em sofrimento psíquico, permitindo a proposição de hipóteses diagnósticas e tratamentos adequados para cada indivíduo em sua particularidade.
Como funciona o tratamento?
As doenças mentais costumam estar associadas a um sofrimento que afeta atividades sociais, profissionais e de outras esferas da vida do indivíduo. Infelizmente, muitas vezes, pelo estigma ou pelo preconceito, pessoas em sofrimento psíquico acabam não buscando ajuda profissional. É importante, portanto, desmistificar o preconceito e buscar ajuda de um psiquiatra sempre que necessário. A ida mais breve ao psiquiatra acaba por permitir um tratamento mais célere e eficaz.
Conheça a L&T Mental Health Care
Como é o atendimento na L&T?
Em nossa clínica, na Psiquiatria, contamos com a colaboração da
Dra. Lorena Del Sant e do
Dr. Renan Fernandes Cardoso. Ambos os profissionais apresentam experiência no manejo de pacientes em sofrimento psíquico de diferentes graus de severidade. O atendimento clínico é voltado para adolescentes e adultos com os mais variados problemas mentais, como
depressão,
transtornos de ansiedade,
TDAH, transtornos alimentares, dependência química,
transtorno afetivo bipolar,
esquizofrenia e transtornos de personalidade.