introdução
O que é Transtorno bipolar?
O transtorno afetivo bipolar (TAB), é uma condição médica que consiste em mudanças de humor extremas que incluem episódios de euforia/hipertimia (mania ou hipomania) e depressivos/hipotimia (depressão). Quando o paciente fica deprimido, pode se sentir triste ou sem esperança, além de perder o interesse ou o prazer na maioria das atividades. Quando seu humor muda para a mania ou hipomania (menos intensa que a mania), o indivíduo pode se sentir eufórico, cheio de energia ou irritável incomumente.
Essas mudanças de humor podem afetar o sono, a energia, a atividade, o julgamento, o comportamento e a capacidade de pensar claramente. Episódios de mudanças de humor podem ocorrer raramente ou várias vezes por ano. Embora o distúrbio bipolar seja uma condição para toda a vida, as mudanças de humor podem ser tratadas seguindo um plano de tratamento adequado e o paciente pode ter uma vida plena e funcional.
Geralmente, o distúrbio bipolar é tratado com medicamentos e aconselhamento psicológico (psicoterapia). Embora o distúrbio bipolar ocorra em qualquer idade, é normalmente diagnosticado na adolescência ou em adultos jovens. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e ao longo do tempo.
Existem dois tipos de TAB:
- Transtornos bipolares I: O paciente apresenta pelo menos um episódio maníaco que pode ser precedido ou seguido por episódios hipomaníacos, ou depressivos. Em alguns casos, a mania pode desencadear uma ruptura com a realidade (psicose).
 - Transtorno Bipolar II: O paciente apresenta pelo menos um episódio depressivo maior e pelo menos um episódio hipomaníaco, mas nunca teve um episódio maníaco.
 
Sintomas:
 
 Mania e hipomania
A mania é mais grave que a hipomania e causa problemas mais perceptíveis no trabalho, na escola e nas atividades sociais, assim como dificuldades de relacionamento. A mania também pode desencadear uma ruptura com a realidade (psicose) e exigir hospitalização.
Tanto um episódio maníaco quanto um hipomaníaco incluem três ou mais destes sintomas:
- Otimismo intenso;
 - Aumento da atividade, energia ou agitação;
 - Exagerada sensação de bem-estar e autoconfiança (euforia);
 - Diminuição da necessidade de dormir;
 - Conversas inusitadas e sobre diferentes temas;
 - Pensamentos acelerados;
 - Falta de atenção;
 - Tomadas de decisões impulsivas (compras compulsivas, riscos sexuais, investimentos insensatos).
 
Depressão
 
 - O humor depressivo, triste, vazio, sem esperança (em crianças e adolescentes, o humor depressivo pode aparecer como irritabilidade);
 - Perda marcada de interesse ou não sentir prazer em atividades;
 - Perda ou ganho de peso significativo;
 - Insônia ou sonolência;
 - Agitação ou comportamento letificado;
 - Fadiga ou perda de energia;
 - Sentimentos de inutilidade, de culpa excessiva ou inadequada;
 - Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar ou indecisão;
 - Pensar, planejar ou tentar o suicídio.
 
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através da avaliação psiquiátrica realizada por médico psiquiatra. Anamnese, história pessoal e familiares associado a critérios para o distúrbio bipolar (Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-5) ou CID-10/11 (Código internacional de doenças).
Quando buscar ajuda profissional?
Apesar dos extremos de humor, as pessoas com transtorno bipolar muitas vezes não reconhecem o quanto sua instabilidade emocional perturba suas vidas e as vidas de seus entes queridos.
O paciente com TAB pode desfrutar dos sentimentos de euforia e dos ciclos de ser mais produtivo, entretanto, esta euforia é sempre seguida por um colapso emocional que pode deixá-lo deprimido, desgastado e talvez com problemas financeiros, legais ou de relacionamento.
Se você tiver qualquer sintoma de depressão ou mania, consulte seu médico ou profissional de saúde mental. O TAB não tem cura. Obter tratamento com um profissional de saúde mental com experiência em transtorno bipolar pode ajudá-lo a ter seus sintomas sob controle e levar uma vida produtiva.
Como funciona o tratamento?
O tratamento deve ser realizado por médico, psiquiatra e equipe de saúde mental (psicólogo, psicoterapeuta, terapia ocupacional) O distúrbio bipolar é uma condição vitalícia. O tratamento é direcionado ao tratamento dos sintomas. Dependendo de suas necessidades, o tratamento pode incluir:
- Medicamentos como estabilizadores do humor, antipsicóticos, antidepressivos, combinações de medicamentos, ansiolíticos são indicados;
 - Psicoterapia;
 - Psico-educação;
 - Terapia centrada na família;
 - Terapia eletroconvulsiva (ECT) casos refratários graves;
 - Estimulação magnética transcraniana (EMT).
 
Conheça a L&T Mental Health Care
Como é o atendimento na L&T?
Em nossa clínica, há uma equipe multidisciplinar capacitada para atendê-lo. Na Psiquiatria, contamos com a colaboração da Dra. Lorena Del Sant e do Dr. Renan Cardoso. Contamos ainda com múltiplas abordagens psicoterápicas que podem ajudar nesses casos, como a terapia familiar e a terapia cognitivo-comportamental, além da estimulação magnética transcraniana (EMT).

