Psicoterapia Infantil

introdução

O que é Psicoterapia Infantil?


A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. É um espaço potencial para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenções com os pais. Com o intuito de promover uma infância saudável, a psicoterapia infantil utiliza a Ludoterapia para caminhar rumo ao bem-estar familiar, a prevenção e solução de conflitos.



Recentemente o tratamento psicológico de crianças e adolescentes tem sido considerado não apenas como uma medida terapêutica, mas principalmente como uma forma de prevenção de doenças mentais e de promoção de saúde. Soma-se também a esses fatos o movimento em defesa e de valorização de diagnósticos precoces na infância visando a tratamentos mais eficazes e prevenção de psicopatologias na vida adulta.

AGENDE UMA CONSULTA

IndicaçÕes


Muitos pais têm dúvidas de quando devem levar ou não o filho ao psicólogo. Os sinais costumam ser notados quando determinado comportamento da criança se torna muito frequente e acarreta prejuízos tanto para ela, quanto em suas relações interpessoais. Há alguns sintomas que podem ajudar a identificar essa necessidade. Alguns deles são: irritabilidade, choro excessivo, agressividade, isolamento, dificuldades escolares ou de concentração, demora para falar ou andar.

Como funciona o tratamento?

As primeiras sessões costumam ser feitas com os pais ou responsáveis, para que o profissional possa entender a história, trajetória e dinâmica familiar da criança.  As próximas sessões são apenas com a criança, que pode acontecer por conversas ou de forma mais lúdica, por meio de brincadeiras e dinâmicas. Em alguns momentos, os pais podem ser convidados a participar de alguns encontros, para acompanhar o andamento do tratamento.

Uma das abordagens teóricas atuais que têm apresentado propostas terapêuticas no que se refere ao atendimento de crianças e adolescentes é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). No contexto das psicoterapias, a TCC é uma abordagem teórica que parte do pressuposto de que o modo como o paciente processa e interpreta as situações é o que gera o sofrimento.

AGENDE UMA CONSULTA

Conheça a L&T Mental Health Care

Como é o atendimento na L&T?


Nossa clínica está preparada física e profissionalmente para receber as crianças, de maneira que se sintam seguras e confortáveis. Nossa brinquedoteca é equipada com brinquedos lúdicos para que a terapia cognitiva comportamental faça-se dinâmica e eficiente. Nossa sala de espera acolhe os pais ou responsáveis enquanto a sessão de 50 minutos acontece.

SAIBA MAIS

conheça os profissionais

Psicólogos e psiquiatras em são Paulo

ficou com dúvidas?

Perguntas frequentes


  • Quais os benefícios da psicoterapia infantil?

    Os benefícios da psicoterapia infantil são inúmeros. Além de influenciar positivamente a criança a expressar as suas emoções desde cedo, ela terá mais facilidade ao lidar com sentimentos comuns do cotidiano, como frustrações e críticas.

    Outro ponto positivo é a relação com os pais, que podem ter um diálogo mais aberto e acolhedor com a criança. Dessa forma, é sempre muito importante prestar atenção no comportamento da criança e ficar alerta a qualquer comportamento persistente que esteja trazendo algum tipo de prejuízo no cotidiano. Não hesite em buscar ajuda quando necessário.

  • Qual o papel da família na psicoterapia infantil?

    Eles serão os responsáveis pela presença da criança nas sessões, em não atrasar, não interromper o tratamento, até manter abertura diante das intervenções do terapeuta. No entanto, essa participação pode ocorrer de diversas formas, com entrevistas semanais, quinzenais ou mensais.

  • Quanto tempo dura a psicoterapia infantil?

    O tempo do tratamento pode variar segundo o nível do problema em questão. Logo, não é possível estabelecer um prazo para resolver o caso. A função da terapia infantil é apoiar a criança e ajudá-la a compreender o que se passa com ela.

  • Como a TCC usa a brincadeira no processo terapêutico?

    A brincadeira ao longo da terapia traz a possibilidade de desenvolver a afetividade entre paciente e terapeuta  que é tão importante para o tratamento, além de levar a criança a refletir sobre sua realidade, resolvendo gradualmente suas dificuldades e ressignificando a maneira como pensa e age no dia a dia.

Share by: