Terapia para Família

introdução

O que é terapia para família?


“Todas as famílias felizes se parecem, cada família é infeliz à sua maneira.”

 (Tolstói – Anna Karenina)

 

A terapia para família ou sistêmica compreende o grupo familiar como um sistema. Uma família não é várias pessoas vivendo juntas, mas, uma unidade, um sistema composto por pessoas com hábitos em comum, diferenças, medos, sonhos, momentos de alegrias e tristezas. São inúmeras e intensas as vivências do sistema familiar. Todo grande acontecimento de um indivíduo de uma família é fatalmente, um acontecimento familiar.



O atendimento para a família mostra-se transformador enquanto revela conflitos relacionados à comunicação e a família aprende novas formas para se comunicar. Possibilita que problemas vivenciados pelo sistema familiar e, por vezes, atribuídos a um único membro da família seja visto em setting terapêutico como questão do sistema e não só do indivíduo. O atendimento familiar trata-se de vivência muito íntima onde a família se organiza para o enfrentamento de algum sofrimento.

AGENDE UMA CONSULTA

IndicaçÕes


São diversos os momentos de sofrimentos que levam indivíduos ou famílias para um atendimento terapêutico. Mas, a busca e indicação por um atendimento familiar estão, especialmente, relacionadas a determinadas situações como, questões atribuídas aos filhos (problemas escolares, adoecimentos, transtornos mentais, questões de gênero, dependência química);  envelhecimento e dependência dos pais ou  de outros membros da família; questões relacionadas ao ciclo vital da família: casamento, separação; nascimento de filhos; adoecimento e morte de familiar;  separação; entrada dos filhos na faculdade; ausência de autonomia social de filhos ou outros membros da família. Enfim, problemas normais da vida.

quando buscar ajuda profissional?

As mudanças na vida de uma família trazem felicidade e tristeza e raramente são momentos inócuos. Sentimentos de fragilidade e incertezas são previstos nas mudanças e período de adaptação.  Mas por vezes, tornam-se persistentes e até crônicos. A intervenção de um terapeuta familiar pode ser transformadora e definidora para a família encontrar um meio de enfrentamento e superação do sofrimento.

AGENDE UMA CONSULTA

Conheça a L&T Mental Health Care

Como é o atendimento na L&T?


As sessões de atendimento familiar têm duração entre uma e uma hora e meia, dependendo do número e idade das pessoas que compõem o sistema familiar.


Se a família tiver crianças pequenas é possível ser indicada uma entrevista inicial com os pais e/ou responsáveis. Há um contrato entre a família e terapeuta. Normalmente, terapeuta e família se encontrarão juntos. Exceções para um atendimento individual, do casal, de irmãos/filhos ou outras categorias que componham o sistema familiar só serão realizadas separadamente, com pleno acordo e consentimento de todo o grupo familiar.



O tempo do tratamento pode variar segundo a demanda que a família apresenta, não é possível estabelecer prazo. O objetivo do atendimento familiar sistêmico é favorecer que a família enfrente um sofrimento como unidade, que desenvolva resiliência e melhora do padrão de comunicação.

SAIBA MAIS

conheça os profissionais

Psicólogos e psiquiatras em são Paulo

ficou com dúvidas?

Perguntas frequentes


  • Como procurar terapia de família?

    É muito comum a terapia de família ser sugerida por um psicólogo ou psiquiatra que já acompanha algum membro da família, por vezes este encaminhamento é mediado por estes profissionais. Mas, pode ser uma demanda espontânea de uma pessoa da própria família, normalmente um membro responsável, pai ou mãe. A sugestão é se organizar, pesquisar de profissionais, procurar indicações, reunir a família ou os responsáveis e conversar com um profissional.

  • Como são os atendimentos com famílias?

    Como já diz o nome, o atendimento ocorrerá com a presença de todos que compõe a família. O grupo familiar é aquele que a família determina e podem ocorrer sessões com a família toda ou com parte dela, conforme as possibilidades forem surgindo durante o processo. Por exemplo, atendimento só com os pais/casal, só com irmãos/filhos.

  • Qual o objetivo do atendimento familiar sistêmico?

    O objetivo do atendimento familiar sistêmico é favorecer que a família, como unidade que é, enfrente seus sofrimentos e conflitos, desenvolva resiliência e melhore o padrão de comunicação.

  • Quanto tempo dura um processo de terapia familiar?

    O tempo do tratamento pode variar segundo a demanda que a família apresenta, não é possível estabelecer prazo preciso. Mas, os processos de atendimento/terapia familiar tendem a ser mais breves que atendimentos individuais, pois o foco do atendimento terapêutico para famílias está voltado para a relação e o funcionamento familiar.

Share by: