Transtorno bipolar

TRATAMENTO PARA transtorno bipolar em EM HIGIENÓPOLIS - SP

O que é Transtorno bipolar?

O transtorno afetivo bipolar (TAB), é uma condição médica que consiste em mudanças de humor extremas que incluem episódios de euforia/hipertimia (mania ou hipomania) e depressivos/hipotimia (depressão). Quando o paciente fica deprimido, pode se sentir triste ou sem esperança, além de perder o interesse ou o prazer na maioria das atividades. Quando seu humor muda para a mania ou hipomania (menos intensa que a mania), o indivíduo pode se sentir eufórico, cheio de energia ou irritável incomumente.

Essas mudanças de humor podem afetar o sono, a energia, a atividade, o julgamento, o comportamento e a capacidade de pensar claramente. Episódios de mudanças de humor podem ocorrer raramente ou várias vezes por ano. Embora o distúrbio bipolar seja uma condição para toda a vida, as mudanças de humor podem ser tratadas seguindo um plano de tratamento adequado e o paciente pode ter uma vida plena e funcional.

Geralmente, o distúrbio bipolar é tratado com medicamentos e aconselhamento psicológico (psicoterapia). Embora o distúrbio bipolar ocorra em qualquer idade, é normalmente diagnosticado na adolescência ou em adultos jovens. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e ao longo do tempo.

Existem dois tipos de TAB:

• Transtornos bipolares I: O paciente apresenta pelo menos um episódio maníaco que pode ser precedido ou seguido por episódios hipomaníacos, ou depressivos. Em alguns casos, a mania pode desencadear uma ruptura com a realidade (psicose).
  • Transtorno Bipolar II: O paciente apresenta pelo menos um episódio depressivo maior e pelo menos um episódio hipomaníaco, mas nunca teve um episódio maníaco.

Sintomas:

Mania e hipomania

A mania é mais grave que a hipomania e causa problemas mais perceptíveis no trabalho, na escola e nas atividades sociais, assim como dificuldades de relacionamento. A mania também pode desencadear uma ruptura com a realidade (psicose) e exigir hospitalização.

Tanto um episódio maníaco quanto um hipomaníaco incluem três ou mais destes sintomas:

• Otimismo intenso;
  • Aumento da atividade, energia ou agitação;
  • Exagerada sensação de bem-estar e autoconfiança (euforia);
  • Diminuição da necessidade de dormir;
  • Conversas inusitadas e sobre diferentes temas;
  • Pensamentos acelerados;
  •  Falta de atenção;
  • Tomadas de decisões impulsivas (compras compulsivas, riscos sexuais, investimentos insensatos).

Depressão

• O humor depressivo, triste, vazio, sem esperança (em crianças e adolescentes, o humor depressivo pode aparecer como irritabilidade);
  • Perda marcada de interesse ou não sentir prazer em atividades;
  • Perda ou ganho de peso significativo;
  • Insônia ou sonolência;
  •  Agitação ou comportamento letificado;
  • Fadiga ou perda de energia;
  • Sentimentos de inutilidade, de culpa excessiva ou inadequada;
  • Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar ou indecisão;
  • Pensar, planejar ou tentar o suicídio.

O diagnóstico é feito através da avaliação psiquiátrica realizada por médico psiquiatra. Anamnese, história pessoal e familiares associado a critérios para o distúrbio bipolar (Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-5) ou CID-10/11 (Código internacional de doenças).

Apesar dos extremos de humor, as pessoas com transtorno bipolar muitas vezes não reconhecem o quanto sua instabilidade emocional perturba suas vidas e as vidas de seus entes queridos.

O paciente com TAB pode desfrutar dos sentimentos de euforia e dos ciclos de ser mais produtivo, entretanto, esta euforia é sempre seguida por um colapso emocional que pode deixá-lo deprimido, desgastado e talvez com problemas financeiros, legais ou de relacionamento.

Se você tiver qualquer sintoma de depressão ou mania, consulte seu médico ou profissional de saúde mental. O TAB não tem cura. Obter tratamento com um profissional de saúde mental com experiência em transtorno bipolar pode ajudá-lo a ter seus sintomas sob controle e levar uma vida produtiva.

O tratamento deve ser realizado por médico, psiquiatra e equipe de saúde mental (psicólogo, psicoterapeuta, terapia ocupacional) O distúrbio bipolar é uma condição vitalícia. O tratamento é direcionado ao tratamento dos sintomas. Dependendo de suas necessidades, o tratamento pode incluir:

Em nossa clínica, há uma equipe multidisciplinar capacitada para atendê-lo. Na Psiquiatria, contamos com a colaboração da Dra. Lorena Del Sant e do Dr. Renan Cardoso. Contamos ainda com múltiplas abordagens psicoterápicas que podem ajudar nesses casos, como a terapia familiar e a terapia cognitivo-comportamental, além da estimulação magnética transcraniana (EMT).

• Eu tenho desordem bipolar?

Não necessariamente. Para o diagnóstico ser feito, há necessidade de avaliação psiquiátrica.

• Existem outras causas possíveis para os meus sintomas?

Sim. Existem diagnósticos diferenciais de oscilações do humor (por exemplo: transtornos hormonais, autoimunes, neoplásicos, neurológicos, uso de substâncias psicoativas, transtornos de personalidade...)

• De que tipos de testes vou precisar?

O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado na anamnese psiquiátrica e no exame psíquico. Entretanto, exames e testes podem ser realizados para descartar outras doenças ou quantificar sintomas (por exemplo, escala de sintomas maníacos).

• Quais tratamentos estão disponíveis? Quais são os tratamentos recomendados para mim?

Existe uma gama grande de tratamentos, farmacológicos, psicológicos e de intervenções como estimulação magnética transcraniana. Seu médico irá prescrever o melhor tratamento baseado no seu caso.