Terapia psicanalítica

introdução

O que é terapia psicanalítica?


Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.


O psicanalista avalia três processos:

Consciente: é o estado em que sabemos (temos consciência) daquilo que pensamos, sentimentos, falamos e fazemos. São todas as ideias que os indivíduos estão cientes de existir / pensar.



Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento da atenção dos indivíduos para elas. Os pensamentos que se encontram neste estado, por exemplo, podem ser percebidos a partir dos sonhos.


Inconsciente: onde ficam guardados todos os desejos e ideias reprimidas, censuradas e inacessíveis ao estado consciente, mas que acabam por afetar os comportamentos e sentimentos dos indivíduos.

Assim, a partir da observação, o psicanalista consegue identificar vestígios de traumas, desejos ou ideias que tenham sido reprimidas para o inconsciente do paciente e que, como consequência, provoquem distúrbios comportamentais e neuroses.

AGENDE UMA CONSULTA

IndicaçÕes


Qualquer pessoa com sofrimento psíquico, independentemente do motivo, pode e deve procurar a psicanálise. Ela é indicada também para casos de patologias psiquiátricas, conflitos emocionais ou problemas com relacionamentos interpessoais.

quando buscar ajuda profissional?

Quando você precisa melhorar seus relacionamentos, equilibrar a autoestima, renovar comportamentos, organizar a mente, sente tristeza, sentimentos de culpa, confusão psíquica e afins. Estes processos são indicações para procurar ajuda psicanalítica.

AGENDE UMA CONSULTA

Conheça a L&T Mental Health Care

Como é o atendimento na L&T?


Nossa clínica está preparada com profissionais muito experientes para ajudar você. Os atendimentos são remotos ou presenciais. A clínica oferece um ambiente adequado para acolhimento e ajuda personalizada ao paciente.

SAIBA MAIS

conheça os profissionais

Psicólogos e psiquiatras em são Paulo

ficou com dúvidas?

Perguntas frequentes


  • Qual o objetivo da psicanálise?

    Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

  • O que faz um psicanalista?

    O psicanalista é o profissional que atua no atendimento de pacientes por meio das técnicas psicológicas. Sua principal atribuição é desvendar o inconsciente humano, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores. Para isso, o profissional realiza sessões de longa duração para investigar a mente de seu paciente, revelando possíveis memórias e sentimentos reprimidos.

  • Qual a diferença entre o psicólogo e o psicanalista?

    A diferença principal entre o psicólogo e o psicanalista está, principalmente, na perspectiva da qual se parte para pensar o tratamento. Trocando em miúdos, enquanto o psicólogo tem como referência a consciência, para pensar nos manejos clínicos, ele pode trabalhar com diferentes abordagens na Psicologia enquanto alicerce teórico. Já o psicanalista, parte da perspectiva da existência do inconsciente, e por isso, se engaja numa formação bastante séria que implica, sobretudo, a sustentação de um tripé que é em suma, sua análise pessoal, estudo teórico e supervisão dos casos.

  • Como funciona a sessão de psicanálise?

    A psicanálise é feita das seguintes técnicas: 


    Associação livre: Nesta técnica, o paciente é incentivado a dizer a primeira coisa que vier em sua mente. Para isso, o profissional lê uma lista com diversas palavras e o paciente deve responder com um termo que corresponda a palavra descrita pelo psicanalista. Desse modo, memórias e sentimentos inconscientes podem vir à tona.


    Interpretação de sonhos: Assim como o nome sugere, o psicanalista pode interpretar os sonhos de seus pacientes de forma que um padrão comportamental seja extraído da abstratividade.


    Transferência: Esta prática consiste na transferência realizada pelo paciente para que o mesmo possa aplicar seus sentimentos sobre determinada pessoa de seu passado para alguém do presente. O alvo de tal transferência pode ser o próprio psicanalista, que poderá compreender as razões e motivos que estimulam um comportamento negativo do paciente, por exemplo.


    Interpretação: Além das técnicas já destacadas, o psicanalista pode se atentar a sinais que o paciente indiretamente comunica durante a sessão. A troca de palavras, por exemplo, pode indicar uma determinada visão sobre um sentimento.

Share by: