Terapia para casais

introdução

O que é terapia para casais?


Quando um casal procura ajuda de um terapeuta familiar, a comunicação está com ruídos, é difícil conversar e a hostilidade impera. É possível que o casal esteja vivenciando questões normais do ciclo de vida familiar: o início da vida a dois, o nascimento de um filho, a dificuldade de engravidar ou gestação não planejada,  morte de alguém, o desemprego, o sucesso profissional de um dos membros do casal, o desconforto com uma função familiar e o desejo de modificá-la, a dificuldade com a maternidade ou paternidade, a discordância com regras para os filhos ou com a interferência de pessoas da família extensa, o envelhecimento do casal, a saída dos filhos de casa, os desconfortos  da menopausa na mulher ou do envelhecimento masculino, questões relacionadas à sexualidade do casal, a dificuldade e desejo de perdão por algo acontecido, o sentimento que o outro não o escuta mais e que relação está por um fio. Por vezes, o casal não identifica nenhuma razão palpável para o conflito intenso, mas ambos reconhecem o sentimento de infelicidade.



 A terapia para casais conta com a intervenção de um profissional qualificado que por teorias e técnicas favorece o estabelecimento de uma nova comunicação e o enfrentamento maduro da crise que o casal vivencia.

AGENDE UMA CONSULTA

IndicaçÕes


A vida de um casal é marcada por momentos de harmonia, carinho, cumplicidade e, obviamente, por momentos de divergências e dificuldades na solução de problemas maiores ou discórdias pequenas na vida cotidiana. Muitas vezes a dinâmica de entendimento do casal emperra nas divergências, parece não haver escuta. Nestes momentos, é possível que a intervenção profissional favoreça o estabelecimento de um novo padrão de comunicação.

Assim como na terapia de família, o casal é um sistema ou um subsistema, quando existe presença de outros, filhos, pai, mãe, irmãos, sogros, cunhados, irmãos, entre outros.

quando buscar ajuda profissional?

O principal estímulo para busca do atendimento de casal está relacionado à sensação de ausência de escuta. Esta sensação é mútua, mas será de uma pessoa do casal, a sugestão e possível busca do profissional.

AGENDE UMA CONSULTA

Conheça a L&T Mental Health Care

Como é o atendimento na L&T?


Possivelmente ocorrerá um primeiro contato telefônico por uma das pessoas do casal para iniciar o processo de terapia de casal.

 As sessões de terapia de casal são presenciais e têm duração de uma hora.

 O atendimento acontecerá sempre com o casal. Nunca um dos membros do casal será atendido sozinho.

 O tempo do tratamento pode variar de acordo com a demanda do casal.

SAIBA MAIS

conheça os profissionais

Psicólogos e psiquiatras em são Paulo

ficou com dúvidas?

Perguntas frequentes


  • Como procurar terapia de casal?

    Converse com sua companheira ou seu companheiro sobre a alternativa. Se possível, busquem o terapeuta juntos, combinando que fará o primeiro telefonema ou mandará mensagem. Procure participar seu companheiro (a) sobre cada etapa de acordo para o primeiro encontro com o terapeuta.

  • Desejo realizar terapia de casal, mas o meu/minha companheiro(a), não. O que fazer?

    A sugestão é procurar uma orientação profissional da mesma forma, caso não seja possível um atendimento para o casal por discordância de um, inicie um processo de psicoterapia individual ou dê continuidade, se já estiver em atendimento profissional. Este pode ser um importante caminho para encontrar alternativas para a superação do conflito e sofrimento que envolve sua relação com seu(a) parceiro (a).

  • Qual o objetivo da terapia sistêmica de casal?

    O objetivo maior da terapia sistêmica de casal está no estabelecimento de um novo padrão de comunicação. O casal quando chega ao consultório está com muita dificuldade de conversar e o processo terapêutico com a mediação de um profissional favorece a mudança de padrão da comunicação e entendimentos acontecerão.

  • Quanto tempo dura um processo de terapia de casal?

    Não é possível precisar um período. Depende da demanda do casal, da frequência e regularidade dos atendimentos. Mas, os processos de terapia de casal são breves comparado às psicoterapias individuais e, com atendimentos semanais, podem durar poucos meses.

Share by: