Terapia cognitiva comportamental

introdução

O que é terapia cognitiva comportamental?


A TCC ou terapia cognitivo-comportamental é uma terapia baseada em busca de aperfeiçoamento no comportamento atual do paciente. Ela é orientada para um objetivo definido e voltada para a ação. É uma forma de terapia para quem tem urgência em ver resultados.



A TCC, acompanhada da medicação, tem um papel importantíssimo no tratamento psiquiátrico. Ela aumenta as chances de melhora do paciente e previne a volta dos antigos sintomas.

AGENDE UMA CONSULTA

IndicaçÕes


Auxiliamos e tratamos pessoas com quadro de sofrimento psíquico, angústia e para todos os transtornos psiquiátricos, dentre eles,  ansiedade, depressão, esquizofrenia, estresse pós traumático, síndrome de Pânico, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade generalizado, transtorno obsessivo compulsivo, déficit de atenção e hiperatividade, transtornos alimentares, fobias, etc.

As sessões têm duração de 50 minutos. Indicada para crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e também casais.

Como funciona o tratamento?

As sessões têm duração de 50 minutos, o tratamento dura em média seis meses (variando de paciente para paciente) sendo dividido em 5 etapas:



1) Entrevista inicial: 

Paciente e psicóloga conversam sobre as motivações para o tratamento. É apresentado o “método” da terapia e faz-se um planejamento de ações.


2) Histórico do paciente (anamnese): 

Relato detalhado de seus problemas (atuais e passados), sintomas, bem como antecedentes familiares de transtornos psiquiátricos. A psicóloga utiliza testes pertinentes ao caso.


3) Diagnóstico e forma de tratamento: 

Os sintomas são cuidadosamente analisados, orientando o tratamento psicológico (isolado ou associado a medicações, ou outras formas de intervenção). Qualidade de vida e prevenção têm papel de destaque no plano terapêutico.


4) Plano de ação em prática: 

Após análise dos fatores desencadeadores e mantenedores do transtorno psiquiátrico, inicia-se a intervenção e modificação do comportamento problemático.


5) Melhora dos sintomas/Prevenção de recaídas: 

Esta fase da terapia visa a melhora geral e maior estabilidade, aumentando assim as chances de alta.

AGENDE UMA CONSULTA

Conheça a L&T Mental Health Care

Como é o atendimento na L&T?


Nós seguimos os protocolos que foram amplamente estudados,  comprovados e aprovados como tratamentos clínicos para saúde mental. Esta técnica de terapia é sem dúvida a mais indicada como parte fundamental para tratamentos psiquiátricos terem sucesso.

SAIBA MAIS

conheça os profissionais

Psicólogos e psiquiatras em são Paulo

ficou com dúvidas?

Perguntas frequentes


  • O que é TCC?

    A TCC ou terapia cognitiva comportamental  é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente.

    A técnica consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre as emoções  e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente. A TCC sugere que uma mesma situação possa ser compreendida sob diversos pontos de vista, desafiando os pensamentos ou convicções criadas a partir de crenças e verdades que assumimos diante de situações diversas.

    A partir de uma nova abordagem, criam-se lógicos mecanismos para auxiliar o paciente na gestão de situações que geram sofrimento.

  • Quantas sessões semanais são necessárias para tratar com TCC?

    O tratamento acontece com uma sessão por semana (dependendo da gravidade no início pode ser até 2 vezes por semana) com duração em média de 50 minutos. Isso é quase padrão, mas, o tempo total do tratamento dependerá do caso, da participação do paciente e do manejo do terapeuta.

  • A TCC funciona para crianças também?

    Sim, a TCC é amplamente utilizada em crianças que sofrem com sintomas psíquicos e comportamentais, com excelentes resultados de melhora a um prazo menor que outras terapias.

  • Quais as técnicas da TCC?

    A TCC trabalha com inúmeras técnicas que serão definidas personalizadamente após uma extensa avaliação psicométrica realizada com escalas medidoras de sintomas. Dentre elas, atualmente utiliza-se com frequência mindfulness, realidade virtual, psico-educação, dentre outras.

Share by: