Transtorno obsessivo compulsivo (toc)

TRATAMENTO PARA toc EM HIGIENÓPOLIS - SP

O que é toc?

O transtorno obsessivo-compulsivo, popularmente conhecido como TOC, é transtorno psiquiátrico que apresenta, como principais sintomas observados, obsessões e/ou compulsões. Exemplos clássicos de obsessões são preocupações excessivas com contaminação, simetria e limpeza. As compulsões, por sua vez, acabam se caracterizando por rituais executados para aliviar a presença de pensamentos obsessivos, que costumam ser intrusivos e incômodos. Tais sintomas acabam por gerar incontáveis prejuízos na vida de quem sofre com essa doença. Atualmente, estima-se que o TOC acometa cerca de 2 a 2,5% da população ao longo da vida.

De acordo com o DSM-5 (5ª edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais da Associação Psiquiátrica Americana), o diagnóstico dessa morbidade exige que sejam descartados eventuais sintomas orgânicos (secundários a condições clínicas, medicamentos ou uso de substâncias psicoativas), além de outras causas psiquiátricas. Para tal diagnóstico, portanto, é importante a avaliação clínica de um médico psiquiatra com experiência no tema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o TOC é uma importante causa de incapacitação no mundo, trazendo prejuízos para a vida laboral, social, familiar e afetiva dos pacientes. Se você sofre com esses sintomas, que muitas vezes podem ser vistos como “superstições e manias” no imaginário popular, não deixe de procurar ajuda.

Os tratamentos com maior evidência de eficácia clínica englobam tratamento com psicofármacos, principalmente inibidores da recaptação de serotonina, e a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Em casos refratários, há a possibilidade de considerar estratégias de neuromodulção, como a estimulação magnética transcraniana.

Em nossa clínica, há uma equipe multidisciplinar capacitada para atendê-lo nesses casos. Na Psiquiatria, contamos com a colaboração da Dra. Lorena Del Sant e do Dr. Renan Cardoso. Para tratamento em terapia cognitivo-comportamental, contamos com a Dra. Tatiana Luvisotto. Além disso, ofertamos, em nosso serviço de estimulação magnética transcraniana e terapia de realidade virtual, que pode ser importante para a exposição e prevenção de respostas na TCC.

• Os psicofármacos que tratam TOC causam dependência?

O TOC é tratado, em geral, com antidepressivos inibidores da recepção de serotonina. Essas medicações não causam dependência química, porém exigem acompanhamento médico contínuo e periódico, para serem ajustadas da melhor forma ao tratamento.

• Qual tempo de duração do meu tratamento?

Em geral, o tempo de tratamento costuma ser definido junto com o profissional que o acompanhará, visto que há necessidade de avaliar a gravidade da doença e as particularidades de cada paciente.

• Há necessidade de acompanhamento com psiquiatra e psicólogo?

Cada caso deve ser avaliado de forma individual, todavia, as diretrizes indicam que que o acompanhamento conjunto (medicamentoso e TCC) apresenta maior eficácia.

• Já fiz tratamento para TOC, porém não obtive melhora, o que fazer?

Casos de refratariedade precisam ser avaliados pelo médico psiquiatra. Existem alternativas que podem ser avaliadas a depender de cada caso.